Nossas 3 principais dicas para você se proteger de golpes
1. Fique atento ao endereço do site que você está acessando
No início do link sempre deve aparecer a sigla "https" e o ícone do cadeado. Estes dois elementos juntos são indicativos de um site seguro.
2. Para pagamentos por PIX ou boleto
Confirme os dados do beneficiário antes de efetuar o pagamento. Boletos emitidos no site oficial da Dufrio devem conter como beneficiário REFRIGERACAO DUFRIO COM E IMP LTDA CNPJ: 01.754.239/0001-10
3. Desconfie de preços muito baixos
Sites fraudulentos anunciam o preço muito menor do que os preços de sites confiáveis. Golpistas não tem a intenção de entregar o vendem, criam preços surreais que não condizem com o real valor dos produtos.
Razões para você aprender a se proteger de golpes
Os golpes podem causar danos financeiros
Os fraudadores podem usar as informações pessoais e financeiras dos clientes para fazer compras, sacar dinheiro ou abrir contas bancárias fraudulentas.
Os golpes podem causar danos à reputação
Se um cliente for vítima de um golpe, isso pode afetar sua pontuação de crédito e dificultar a obtenção de empréstimos ou financiamentos no futuro.
Os golpes podem causar danos psicológicos
As vítimas de golpes podem se sentir ansiosas, estressadas ou até mesmo deprimidas após caírem em alguma fraude.
Como saber se um site é confiável
Avaliar a confiabilidade de um site é crucial para sua segurança e experiência online.
Canais oficiais da Dufrio
Comunicações feitas através de outros canais que não sejam estes, bloqueie e denuncie
Ao receber um e-mail da Dufrio, certifique-se de que o remetente contenha @dufrio.com.br no final do endereço antes de realizar qualquer transação. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o nosso Televendas através do telefone 08000088500.
Dúvidas frequentes
Como evitar fraudes?
Aqui estão algumas dicas para evitar fraudes:
- Seja cuidadoso com suas informações pessoais. Não forneça suas informações pessoais a pessoas ou empresas que você não conhece ou não confia.
- Seja cauteloso ao fazer compras online. Pesquise a empresa antes de fazer uma compra, e verifique se o site é seguro.
- Não clique em links ou abra anexos em e-mails de remetentes desconhecidos. Esses e-mails podem conter vírus ou malware que podem roubar suas informações.
- Use senhas fortes e únicas para todos os seus sites e contas. Altere suas senhas regularmente.
Onde posso denunciar um site falso?
No Brasil, você pode denunciar um site falso nos seguintes órgãos:
O Google também conta com um canal para denunciar sites falsos. Você pode fazer a denúncia no site do Google Safe Browsing. Para isso, basta preencher o formulário de denúncia.
Ao denunciar um site falso, é imp
- Procon
O Procon é o órgão responsável por defender os direitos do consumidor. Você pode denunciar um site falso no Procon da sua cidade ou estado. Para isso, basta entrar em contato com o Procon e solicitar o formulário de reclamação.
- Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça também conta com um canal para denunciar sites falsos. Você pode fazer a denúncia no site do consumidor.gov.br. Para isso, basta fazer o login com a sua conta do Gov.br e preencher o formulário de reclamação.
- Serasa
A Serasa também disponibiliza um canal para denunciar sites falsos. Você pode fazer a denúncia no site da Serasa. Para isso, basta copiar e colar a URL do site falso no campo indicado.
ortante fornecer o máximo de informações possíveis sobre o site, como a URL, o conteúdo do site, e qualquer outro detalhe que possa ajudar a identificar o site como falso.
Como identificar um site falso?
Aqui estão algumas dicas para identificar um site falso:
- Verifique a URL do site. Se a URL for muito longa, com números ou confusa, pode ser um sinal de alerta.
- Verifique se o site tem um certificado de segurança SSL. Os sites seguros usam o certificado SSL, que é identificado por um cadeado na barra de endereços do navegador.
- Verifique se o site tem um endereço físico. Os sites legítimos geralmente têm um endereço físico que pode ser verificado.
- Verifique se o site tem boas avaliações. Você pode verificar as avaliações do site em sites como o Reclame Aqui.
Se você suspeitar que um site é falso, não forneça nenhuma informação pessoal ou financeira.
Quais são os golpes mais comuns na internet?
Aqui estão alguns exemplos de fraudes comuns:
- Phishing: O phishing é um tipo de fraude em que os criminosos enviam e-mails falsos que se passam por empresas legítimas. Os e-mails geralmente solicitam que as vítimas forneçam suas informações pessoais ou financeiras.
- Malware: O malware é um software malicioso que pode ser instalado em seus dispositivos sem o seu conhecimento. O malware pode roubar suas informações pessoais ou financeiras, ou causar danos aos seus dispositivos.
- Ciberataques: Os ciberataques são ataques virtuais que visam obter acesso aos seus dados ou sistemas. Os ciberataques podem ser realizados por criminosos individuais ou por grupos organizados.
Ao tomar medidas para se proteger contra fraudes, você pode ajudar a proteger suas informações pessoais e financeiras.